(19) 3744-3646 / (19) 97170-8431


LARCS – Contracepção Reversível de Longa Duração Larcs

Os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC, na sigla em inglês) são métodos contraceptivos reversíveis que, depois de indicados e aplicados por profissionais de saúde devidamente habilitados, não precisam de intervenção do paciente por um longo período de tempo. São representados pelos dispositivos intrauterinos (DIU) e implantes contraceptivos.

Estes métodos são seguros?

São métodos seguros e apropriados para a maioria das mulheres em idade reprodutiva. Os LARCs são muito eficazes, propiciando eficácia contraceptiva similares a laqueadura. Apresentam as mais altas taxas de satisfação e continuidade de uso, entre todos os contraceptivos reversíveis. As adolescentes têm alto risco de gravidez indesejada e podem se beneficiar do maior acesso aos métodos LARC.

Quais são métodos considerados de curta duração ?

Os métodos contraceptivos de curta duração incluem preservativos, contraceptivos orais combinados ou só com progestagênios(pílula), adesivos anticoncepcionais, anéis vaginais, injetáveis mensais.

Ao contrário dos métodos de longa duração, estes métodos precisam da intervenção da usuária, o que pode proporcinar maiores taxas de gestações indesejadas, além de apresentarem menores taxas de continuidade e satisfação, quando
comparadas com as taxas dos métodos LARC.